Área Tecnológica

Metalmecânica - Mecânica

Aprendizagem Industrial é o processo de formação profissional que visa proporcionar ao aprendiz as competências fundamentais para sua inserção no mercado de trabalho como um trabalhador qualificado para atuar preferencialmente em empresas enquadradas em atividades industriais de diversos setores da economia. É destinada à formação inicial de aprendizes, segundo as diretrizes e bases da legislação da educação e do trabalho.
 
 
Os cursos de Aprendizagem Industrial são destinados a jovens indicados por empresas com idade entre 14 e 22 anos incompletos na data de início do curso, ou, entre 14 e 16 anos incompletos, quando oriundos da comunidade, e, que tenham concluído o Ensino Fundamental.
 
Possuem duração de dois anos e são oferecidos nos períodos da manhã, entre 7h30 e 11h30, e turmas no período da tarde entre 13h e 17h. A ocupação oferecida pelo curso de Aprendizagem Industrial no SENAI da Mooca é a de Mecânico de Usinagem.
 
O acesso ao curso é feito por meio de um processo seletivo unificado do SENAI-SP, sendo realizado em duas etapas:
 
Na primeira etapa, são inscritos candidatos indicados por empresa contribuinte do SENAI-SP. Já na segunda etapa, havendo vagas remanescentes, é realizado um novo processo seletivo destinado a candidatos da comunidade. O acesso ao processo seletivo é feito através deste site.